2 de maio de 2017

A SELEÇÃO DE OPORTUNIDADES


Uma ideia é o começo. Caso o empreendedor não tem a ideia inicial, não poderá dar início ao processo de fazer com que se inicie um negócio. E quando a ideia surge, é preciso privilegiar a sua qualidade. E averiguar se ela pode dar certo. Existe uma metodologia que pode ajudar o empreendedor em definir se o negócio que ele realmente gostaria de iniciar.
Há quem diga que o verdadeiro empreendedor já nasce com o dom de empreender; outras pessoas acreditam que a vocação pode ser desenvolvida aos poucos. Sobre o dom, ninguém poderá afirmar com certeza. Agora, a vontade de fazer a diferença, definitivamente, está presente desde o começo na vida de um empreendedor.

Não basta ver a oportunidade, é preciso agarrá-la e para isso ter as condições para desenvolvê-la, capacidade de buscar recursos financeiros, tecnológicos e humanos, além de saber gerenciá-los. A oportunidade como uma ideia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor. É algo novo que atende a uma demanda de clientes, representando um nicho de mercado, sendo atrativa com potencial para gerar lucros surgindo em um momento adequado em relação a quem irá aproveitá-la baseando-se em necessidades insatisfeitas.
A princípio, a ideia não precisa ser inovadora ou genial. Tampouco precisa estar bem detalhada ou descrita com minúcias. Mas essa ideia deve conter as seguintes características:
Apresentar uma opção de negócio que o candidato a empresário gostaria de abrir;
Ter uma viabilidade aparente.
Se envolver num processo de se descobrir quais seriam os melhores caminhos para a realização de um empreendimento que tenha possibilidade de sucesso devido ao talento, objetivo, capacidade e vontade, seriam buscar oportunidade.
As oportunidades surgem no decorrer do dia-a-dia do individuo e muitos negócios novos são desenvolvidos a partir dessas oportunidades que aparecem e imploram para ser identificadas e aproveitadas.
É nesse momento que o empreendedor deverá fazer uma avaliação para saber sobre a potencialidade dessa ideia.
O dinheiro é, apenas, a consequência do crescimento de um negócio – e não a motivação para empreender. O foco deve ser sempre o propósito e a vontade de fazer a diferença. “Se você abre uma empresa, é preciso estar preparado para fazer com que ela seja a melhor do seu mercado. Como consequência, você vai observar sua organização tornando-se a maior no nicho em que atua”, conclui, ao comentar que o maior segredo é trabalhar com amor. “Os resultados aparecem quando o trabalho é feito com paixão”.


Bom proveito.

Gostou? Partilhe aos demais...

Osmar Calisto Cacheriua, de 27 anos de idade casado, pai de um filho, natural de Nampula, estudante do 3º ano do curso de Informática com especialidade de MINOR EM ENGENHARIA DE REDES, na Universidade Licungo- Beira Sofala. Com experiência de TI e Ambiente de Comunicação e conhecimento básico de: • Virtualizador de Servidores Proxmox; • Gestão de Redes Cacti e Zabbix; Conhecimento avançado em: • Gestão de Radio Web • Gestão de Redes Sociais (Facebook, Instagram, Youtube, WhatsApp Business, etc.); • Criação e edição de Vídeos (Publicitários, Comemorativos, Cerimónias, Eventos, Cultos, etc.); • Criação e gestão de Páginas web e conteúdos; • S.O (Windows, Ubuntu, Linux); • Criação e Gestão de redes de compartilhamento ponto a ponto; • Help-Desck, Servidores locais… Conhecimentos e práticas necessárias para contruir um perfil profissional adequado para a carreira de Liderança; Competência referente a resolução de problemas no ambiente profissional.