11 de abril de 2017

O PERIGO DA COMUNICAÇÃO ORAL NAS ORGANIZAÇÕES



A comunicao de informacao nas organizacoes exige que circule de forma clara, o que muitas vezes nao acontece. A chegada da tecnologia diginal e o consequente e-mail permitiumelhorar a comunicacoa escrita. Mas o mesmo nao pode ser dito da comunicacao oral.
A experiencia mostra que existe uma grande dificuldade dos executivos em transmitir exatamente o que desejam, e um dos erros que cometem e achar que quem os ouve tem obrigacao de entender o que dizem.

Seguindo os passos a seguir indicados, os executivos conseguem comunicar muito melhor no ambiente de trabalho: Procurarem ser breves e claros, evitando complicar a comunicacao com ideias demasiado abstratas e confusas; darem atencao a escolha das palavras, evitando palavras rebuscadas que possam tirar a atencao de quem os ouve; evitarem frases longas com muitos informacoes para nao confundir, devendo estar atentos a liguagem utilizada; falarem em voz alta.

Quando se cria a cultura da comunicacao, em da comunicao oral, a probabilidade de falhar é minima, exatamente porque as pessoas se sentem mais envolvidas e mais empenhadas e atentas ao receber ou enviar qualquer informacao que tenham que transmitir.
Assim, para ilustrar como a comunicacao oral em cadeia pode original uma profunda distorcao da mensagem, apresento a seguinte comunicacao oral numa organizacao:

1O DIRECTOR GERAL AOS DIRECTORES DE SERVICOS:
·         Amanha vai haver um Eclipse, o que é raro acontecer.
·         Convoque os funcionarios para as 8h na entrada do edificio.
·         Assim poderao observar melhor o fenomeno, e eu darei algumas explicacoe.
·         Mas se chover, infelizmente nada se podera ver, por o ceu estar muito enublado, e o pessoal ficara nos servicos.

2O DIRETOR DE SERVICOS AOS CHEFES DE DIVISAO:
·         Por ordem do Senhor Director Geral, amanha havera um Eclipse do Sol.
·         O Senhor Director Geral dara explicacoes as 8h, o que é raro acontecer.
·         Se chover, o Eclipse do Sol sera na sala de reunioes.

3O CHEFE DA DIVISO AOS CHEFES DE REPARTICAO:
·         Amanha, as 8h em ponto, ve a Direcao Geral um eclipse de Sol.
·         Se chover, o Senhor Director Geral dara explicacoes o pessoal o que é raro.

   O CHEFE DE REPARTICAO AOS DE SECCAO:
·         Amanha, as 8h em ponto, vamos ter a visita de um Eclipse do Sol.
·         O Eclipse do Sol prometeu ao Senhor Director Geral aparecer a entrada do edifício.
·         Diga ao pessoal para vir com vestuário a rigor.
·         Se chover, podem vir com o vestuario habitual.

5O CHEFE DA SECCAO AOS FUNCIONARIO:
·         Atencao pessoal! Amanha, 8h em ponto, o Senhor Director Geral vai fazer um Eclipse so Sol em traje de gala e dara explicacoes ao pessoal.
·         Estejam todos a entrada do edificio as 8h em ponto.
·         Se chover, podem ficar em casa, o que é raro.

6COMENTARIOS ENTRE OS FUNCIONARIOS:
·  Entao amnha se nao chover, o Sol vem ca fazer um Eclipse em traje de gala e o director Geral vai-lhe pedir explicacoes.
·         De certeza que a coisa vai dar problema, como acontece ca quase todos os dias.
·         Deus queira que Chova.

Bom proveito.

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Osmar Calisto Cacheriua, de 27 anos de idade casado, pai de um filho, natural de Nampula, estudante do 3º ano do curso de Informática com especialidade de MINOR EM ENGENHARIA DE REDES, na Universidade Licungo- Beira Sofala. Com experiência de TI e Ambiente de Comunicação e conhecimento básico de: • Virtualizador de Servidores Proxmox; • Gestão de Redes Cacti e Zabbix; Conhecimento avançado em: • Gestão de Radio Web • Gestão de Redes Sociais (Facebook, Instagram, Youtube, WhatsApp Business, etc.); • Criação e edição de Vídeos (Publicitários, Comemorativos, Cerimónias, Eventos, Cultos, etc.); • Criação e gestão de Páginas web e conteúdos; • S.O (Windows, Ubuntu, Linux); • Criação e Gestão de redes de compartilhamento ponto a ponto; • Help-Desck, Servidores locais… Conhecimentos e práticas necessárias para contruir um perfil profissional adequado para a carreira de Liderança; Competência referente a resolução de problemas no ambiente profissional.

De: Osmar C. Cash