Organização internacional nacional de turismo

Introdução

O presente trabalho elaborado pela estudante do 3 ª ano, curso licenciatura em Gestão ambiental e Desenvolvimento Comunitário em Ecoturismo, enquadra-se no âmbito da Cadeira de Geografia de Turismo, onde tem como tema principal Regiões Turísticas em Moçambique Pelos Emissores e Recetores de Turismo.
O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo dar a conhecer as principais organizações internacionais e nacionais do turismo sua visão e missão, conceito, historial, estatutos da organização mundial do turismo, tanto como nacionais, principais organizações internacionais do turismo
Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.
O turismo é composto por atividades realizadas pelas pessoas durante viagens e permanência em lugares diferentes do seu local de residência habitual, por um período de tempo consecutivo inferior a um ano
A Organização Mundial do Turismo é uma agência especializada das Nações Unidas e a principal organização internacional no campo do turismo. Funciona como um fórum global para questões de políticas turísticas e como fonte de conhecimento prático sobre o turismo.

Os países subdesenvolvidos podem 'exportar' sua cultura sem ter que empacotá-la, tão-somente tem que atrair turistas. O consumidor estrangeiro viaja às fontes. As economias desenvolvidas são pioneiras nesses complexos arranjos culturais e os experimentam em suas próprias populações: 'Veja a América primeiro'.

Organização

A organização é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
Segundo Maximiano (1992)  "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.

Turismo

O turismo é uma atividade econômica que se desenvolveu com as características atuais, como um fenômeno de massas em decorrência do desenvolvimento tecnológico iniciado na Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra. Segundo Dias (2008) essa revolução introduziu na sociedade moderna um modelo econômico que tem como objetivo principal a geração de renda, por meio da expropriação e exploração dos recursos naturais, desencadeando uma intensa demanda para satisfação de objetivos econômicos.

A Organização Mundial do Turismo (OMT)

A sua origem remonta ao Congresso Internacional de Associações Oficiais de Tráfego Turístico, realizado em 1925 na cidade de Haia, Holanda. Após a Segunda Guerra Mundial, foi rebatizada como União Internacional de Organizações Oficiais de Viagens (IUOTO) e transferida para Genebra. A IUOTO era uma organização não-governamental que chegou a reunir 109 Organizações Nacionais de Turismo e 88 membros associados dos setores público e privado. Em 1974, seguindo uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi transformada em um órgão intergovernamental. Em 2003, tornou-se uma agência especializada das Nações Unidas.
A Organização Mundial do Turismo é uma agência especializada das Nações Unidas e a principal organização internacional no campo do turismo. Funciona como um fórum global para questões de políticas turísticas e como fonte de conhecimento prático sobre o turismo.

Nesse sentido, as ações da Organização Mundial do Turismo são direcionadas para a geração de conhecimento sobre o mercado de turismo, a promoção de políticas e instrumentos de apoio ao turismo, o incentivo à educação e à formação bem como a oferta de capacitações e assistência técnica. A Organização também contribui para disseminar o Código de Ética Mundial para o Turismo com o intuito de maximizar a contribuição socioeconômica do turismo e minimizar possíveis impactos negativos.
Com sede em Madrid, na Espanha, a Organização Mundial do Turismo é composta por 155 países, seis membros associados e mais de 400 membros afiliados que representam o setor privado, instituições educacionais, associações e autoridades locais de turismo.
O Sebrae é membro afiliado da Organização Mundial do Turismo desde 2004. Essa vinculação possibilita o acesso a dados técnicos de diferentes áreas do turismo e a composição de rede de relacionamento com instituições e empresas do Brasil e do exterior.
Em 2009, representantes do Sebrae participaram do Seminário Internacional de Apoio a Gestão das Micro, Pequenas e Médias Empresas Turísticas e da 49° Reunião da Organização Mundial do Turismo para as Américas, na Argentina.

Estatutos Da Organização Mundial Do Turismo

Os estatutos da Organização Mundial do Turismo foram produzidos na cidade do México, em 1970, e estão disponíveis em português na respectiva página - Estatutos da Organização Mundial do Turismo em Português.
1975- A primeira reunião da Assembleia Geral da Organizações Internacionais do Turismo, fundada em Madrid, em Maio, por convite do governo espanhol.
A Assembleia votou em Robert Lonati (Francês) como primeiro Secretário-geral das Organizações Internacionais do Turismo e elegeu Madrid como a cidade Sede da Organização.
Em 2003 As Organizações Internacionais do Turismo torna-se uma Agência Especializada das Nações Unidas.

Principais Organizações Internacionais do Turismo

Três organizações internacionais de comércio com interesse em turismo são:
O Fundo Monetário Internacional (FMI);
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);
A Organização Mundial do Comércio (OMC);
As Organizações com interesses mais específicos em atividades de turismo compreendem a Organização Mundial do Turismo (OMT);
A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI);
A Organização Marítima Internacional (OMI);
O Conselho de Cooperação Alfandegária (CCA);
Os órgãos regionais, como o Conselho de Turismo do Pacífico Sul (CTPS);
O Programa de Turismo da Organização dos Estados Americanos (OEA);
Portugal é Membro Efetivo da Organização desde 1976 e é representado pelo Turismo de Portugal, que, neste contexto, acompanha a agenda internacional para o setor;
A Madeira, representada pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes, é Membro Associado, desde 1995, e na categoria de Membros Afiliados contam-se a ATL (Associação de Turismo de Lisboa); a Fundação INATEL;
O ISCET (Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo) e o Observatório Regional do Turismo dos Açores.

A Organização Mundial do Turismo é composta pelos órgãos seguintes:

·         Assembleia-Geral: reúne de dois em dois anos. É composta por membros efetivos e membros associados. Os membros afiliados e representantes de outras Organizações Internacionais participam apenas como observadores.
·         Comissões Regionais: existem seis Comissões Regionais (África, Américas, Sudeste Asiático e Pacífico, Ásia do Sul, Europa e Médio Oriente) que se reúnem pelo menos uma vez por ano. Cada comissão regional é composta por todos os membros efetivos e todos os membros associados da sua região. Portugal integra a Comissão Regional da Europa. Os membros afiliados da região participam nos trabalhos na qualidade de observadores.
·         Conselho Executivo: Órgão de direção da Organização Mundial do Turismo que reúne pelo menos duas vezes por ano e é composto por 30 membros, eleitos pela Assembleia-Geral (1 membro por cada 5 membros efetivos de cada região) e ainda a Espanha, membro permanente, por ser o país onde se localiza a sede da Organização. 
Os representantes dos membros associados e dos membros afiliados participam nas sessões do Conselho como observadores.
·         Comités: Os comités especializados constituídos por Membros da Organização Mundial do Turismo, dão parecer sobre a gestão e o conteúdo do programa. Destacando-se, entre outros, o Comité do Programa, o Comité de Orçamento e Finanças, o Comité de Estatísticas e Conta Satélite do Turismo, o Comité de Mercados e Competitividade, o Comité de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, o Comité Mundial de Ética do Turismo e o Comité responsável pela análise das candidaturas à qualidade de Membro Afiliado.
·         Secretariado: Dirigido pelo Secretário-Geral, Taleb Rifai (Jordânia), desde 1 de Janeiro de 2010, conta com cerca de 110 funcionários, na Sede da Organização Mundial do Turismo, em Madrid.
O Secretário-Geral é coadjuvado, desde Janeiro de 2010, por três Diretores Executivos: 
- Márcio Favilla Lucca de Paula (Brasil) Diretor Executivo para as Relações Externas e Parcerias da Organização Mundial do Turismo;
- Frédéric Pierret (França) Diretor Executivo para o Programa e Coordenação da Organização Mundial do Turismo;
- Zoltán Somogyi (Hungria) Diretor Executivo para as Relações com os Membros e Serviços da Organização Mundial do Turismo.
No âmbito da sua actividade, o Turismo, desenvolve uma vasta atividade de cooperação internacional, representando os interesses do Turismo no relacionamento bilateral e nas organizações internacionais.

Visão e Missão Organização Mundial do Turismo 

Missão

A Missão da Organização Mundial do Turismo permeia a criação do código global de ética para a área, com intuito de maximizar os benefícios socioeconômicos das diversas atividades afins e minimizar os efeitos negativos que o turismo pode gerar, seja na economia dos países deficitários, seja numa localidade específica através dos impactos de um turismo não planejado na vida dos autóctones.
Tem como missão promover e desenvolver o turismo com vista a contribuir para a expansão económica;
Consiste em promover o turismo sustentável, responsável e universalmente acessível como indutor do desenvolvimento inclusivo;
Consiste em promover o acesso ao lazer, férias e turismo para todos, incluindo jovens, famílias, idosos e pessoas com capacidades físicas limitadas. Além disso, pretende estimular a realização deste objetivo com todos aqueles que estejam interessados em partilhar esta responsabilidade, ou seja, estados, organizações sociais e operadores do sector.
Também pretende promover o turismo sustentável e de solidariedade em benefício da população local e com respeito pelo património natural e cultural.
Portanto, a Organização Mundial do Turismo, com seus atuais 155 países membros, além de 400 membros associados, se coloca como um organismo cujo compromisso é o de transformar o turismo num instrumento de combate às assimetrias socioeconômicas no mundo, promovendo um desenvolvimento inclusivo e respeitando a sustentabilidade ambiental, para assim colaborar no alcance das Metas de desenvolvimento das Nações Unidas para o Milênio;
Assegura as relações a nível comunitário e internacional na sua área de atividade e propor à tutela os representantes da área do turismo em organismos externos.
Estabelecer relações de cooperação e associação com:
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa  (CPLP), promovendo a concertação político-diplomática e de cooperação entre os seus membros;
O Comité de Turismo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico  (OCDE), estrutura de desenvolvimento de estudos e investigação na vertente económica do Turismo;
A European Travel Commission  (ETC), associação europeia dos organismos nacionais de promoção turística;
A Unidade de Turismo da Comissão Europeia, estrutura interna de promoção do diálogo com os representantes do setor do turismo.

Visão

A iniciativa é uma forma de reconhecer lideranças que, com boa gestão e ações criativas, estão ajudando a promover o desenvolvimento sustentável em comunidades ao redor do mundo.
Segundo a Organização Mundial do Turismo, a previsão das chegadas de turistas internacionais em todo o mundo deverão atingir a marca histórica de um bilião. Segundo dados do último Barómetro da Organização Mundial do Turismo, em 2011 o crescimento foi de 4% face a 2010, alcançando 980 milhões de chegadas internacionais. Embora a um ritmo mais lento, as chegadas devem aumentar entre 3% e 4% este ano. As economias emergentes devem recuperar a liderança com um crescimento mais forte na Ásia, no Pacífico e África (4% a 6%), seguida pelas Américas e Europa (2% a 4%). O Médio Oriente (0% a +5%) deve começar a recuperar parte das suas perdas de 2011.

Organizações Nacionais de Turismo (ONT)


Organização oficial de um pais, a qual é responsável pelo desenvolvimento, pesquisa e marketing do turismo desse pais" (Kosters, 1994).
O Ministério do Turismo tem como órgãos a nível central a Direção Nacional do Turismo (DINATUR), Direção Nacional para as Áreas de Conservação para fins Turísticos (DNAC), Direção Nacional de Promoção Turística (DPT), Direção de Planificação e Cooperação (DPC), Inspeção Geral do Turismo (IGT), Departamento de Recursos Humanos (DRH), Departamento de Administração e Finanças (DAF), Departamento Jurídico (DJ) e Unidade de Coordenação das Áreas de Conservação Transfronteira (ACTF).
A nível local, o Ministério do Turismo é representado pelas direções provinciais do turismo, prevendo-se a possibilidade de vir a ter direções ou serviços distritais. Em Janeiro de 2004, o Ministério do Turismo estabeleceu Direções Provinciais de Turismo em todas as províncias do país, com excepção da Província e Cidade de Maputo.

Missão da Organização Nacional do Turismo

A Organização Nacional do Turismo, estabelece um conjunto de metas a serem cumpridas, dentre elas:  “a criação de produtos turísticos prósperos, a restauração e reorganização das áreas de conservação, a implementação de políticas e práticas sustentáveis e estratégias de marketing que contribuam para a criação de uma imagem de marca.
Desenvolvimento de uma abordagem coordenada de promoção do destino no estrangeiro;

Defesa da quota de mercado do pais;

Promoção da cultura Moçambicana;

Aumento dos fluxos turísticos para o respectivo destino;

Responsabilidade pelo desenvolvimento de mercados e de produtos turísticos;

Promoção do turismo no pais em benefício do sector privado;
Defesa dos interesses de uma pais no mercado internacional, pretendendo aumentar as receitas turísticas.

Visão das Organizações Nacionais de Turismo

A visão da Organização Nacional de Turismo consiste basicamente em “transformar (até 2025) Moçambique num destino turístico promissor com base nas particularidades que o país possui, acolhendo mais de quatro milhões de turistas por ano e contribuindo para o aumento do PIB e para a criação de riqueza.

As Organizações Nacionais de Turismo

Com efeito, as funções governamentais relativas ao turismo são, atualmente, exercidas pelo Ministério do Turismo ou por Secretaria de Estado do Turismo que promove e coordena a execução das políticas turísticas cujos objetivos são:
·     O apoio ao fortalecimento, modernização e desenvolvimento das Estruturas empresariais do sector turístico;

·     A promoção do desenvolvimento de infraestruturas e investimento no sector do turismo;

·     A promoção interna e externa;

·     Colaborar ativamente no estudo e definição de medidas de natureza financeira para o sector do turismo;

·     Colaborar no estudo e definição das medidas de apoio as estruturas empresariais do sector do turismo;

·     Assegurar a gestão dos sistemas de incentivos ou estímulos ao sector do turismo, nos termos das leis aplicáveis;

·     Prestar apoio técnico e financeiro, direta e indiretamente, as empresas do sector do turismo, entre outras;

·     Inspeção-geral de Jogos, cuja atividade se relaciona com os jogos de fortuna e azar, procedendo a sua regulamentação e inspeção;

·     Promover o investimento e o comércio extemos bem como a promoção turística no estrangeiro dos destinos dos países.

Conclusão

A pois a elaboração do presente trabalho conclui que as ações da Organização Mundial do Turismo são direcionadas para a geração de conhecimento sobre o mercado de turismo, a promoção de políticas e instrumentos de apoio ao turismo, o incentivo à educação e à formação bem como a oferta de capacitações e assistência técnica. A Organização também contribui para disseminar o Código de Ética Mundial para o Turismo com o intuito de maximizar a contribuição socioeconômica do turismo e minimizar possíveis impactos negativos.
No âmbito da sua actividade, o Turismo, desenvolve uma vasta atividade de cooperação internacional, representando os interesses do Turismo no relacionamento bilateral e nas organizações internacionais.
Conclui que missão das principais organizações turísticas tem como missão promover e desenvolver o turismo com vista a contribuir para a expansão económica; consiste em promover o turismo sustentável, responsável e universalmente acessível como indutor do desenvolvimento inclusivo; assegura as relações a nível comunitário e internacional na sua área de atividade e propor à tutela os representantes da área do turismo em organismos externos.
O turismo é um dos sectores importantes para o desenvolvimento económico de Moçambique dada a sua capacidade de criar oportunidades de emprego, promover a construção de infra-estruturas, impulsionar o desenvolvimento das economias locais e gerar divisas necessárias para o equilíbrio da nossa balança de pagamentos.
O efeito multiplicador desta actividade impulsiona o desenvolvimento de outros sectores económicos e sociais como a agricultura, a pesca, a pecuária, a indústria, o comércio, a educação, saúde e cultura que através da produção de bens e serviços necessários a indústria turística aumentam a sua produção e o nível de investimentos.

Bibliografia

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Turismo Cultural. Uma visão antropológica / Xerardo Pereiro Pérez – El Sauzal (Tenerife. España): ACA y PASOS, RTPC. 2009. 307p. Incluida bibliografía.
DIAS, Reinaldo. Turismo sustentável e meio ambiente. São Paulo: Atlas, 2008.
http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/regionalizacao_turismo (Volume 13). Acedido
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Elói Martins Senhoras, Maurício Elias Zouein (Organizadores da Coleção Comunicação & Políticas Públicas)
Margarida José André Leví. O Turismo E Desenvolvimento Sustentável

http://www.ecotourism.org/what-is-ecotourism. Acedido
em 02 de Setembro de 2015